segunda-feira, 23 de março de 2009

Homo-Stupidus


Mad Men é uma nova série americana de grande êxito.
A acção gira em volta de uma agência de publicidade dos dourados anos 60.
Para além do enredo de relações, a série foca os comportamentos daquela altura que muitas vezes eram assim, porque era the american way of life...

Praticamente todos os personagens fumam (coisa inédita on screen actualmente) inclusivamente as grávidas, bebem wisky durante todo o dia, mais ou menos como café hoje em dia e as meninas ou são secretárias (career woman) ou são felizes housewifes.

Estes comportamentos e outros contrastam naturalmente com a actualidade, levando-nos a pensar em como é que foi necessário educar o povo para que certos hábitos inteligentes fossem adoptados.

Lembro-me de uma cena em que a família do personagem principal vai fazer um pic-nic num belo parque natural.
Ele termina a sua cerveja, puxa o braço atrás e atira a lata para longe, enquanto a sua bela e culta mulher, pega na toalha onde estão restos de comida e papeis vários, e os sacode vigorosamente para cima da relva. Dobram a toalhinha, pegam na arca frigorífica e metem tudo no seu Cadillac, arrancando alegremente.

Scary no?

40 e tal anos depois, isto parece-nos incrível. Sobretudo as questões ambientais. É impensável que façamos o mesmo.
Hoje reciclamos, levamos todo o lixo dos nossos pic-nics e insultamos quem não faça o mesmo.
Hoje somos muito mais conscientes e evoluídos, certo?

Bem, espero que daqui a 40 anos não estejamos a ser apelidados de ignorantes e inconscientes quando virem imagens dos nossos astronautas a atirarem lixo para a atmosfera.
Ou quando se aperceberem que durante anos não pensamos em recolher os satélites que estavam em fim de vida deixando em órbita uma autêntica lixeira a "espaço aberto".

Claro que as coisas se destroem ao entrar na atmosfera...
Claro que no espaço não há nenhum sistema que devemos manter equilibrado...
Claro que temos que o fazer assim, é o way of life do séc. XXI...

Hummmm...

3 comentários:

bartleby disse...

Nunca deito um papel para o chão. Não me lembro sequer de algum dia o ter feito. Em todo o caso não me choca que nos anos 70 fosse corrente; mas de facto parece que se trata de outro povo e isso não deixa de ser estranho... e no entanto... nem é bem assim; depende dos meios e dos momentos: Ainda há pouco tempo cheguei num fim de tarde de um Domingo ao Porto e toda, mas toda a baixa, estava coberta de latas que os caloiros deixaram em mais uma das suas procissões; helás!
Já relativamente ao tabaco, se é verdade que se vê menos na televisão, continua também a haver meios em que toda a gente fuma. Não fumar será menos saudável, agora menos inteligente... isso daria longa discussão com argumentos básicos a anular uma posição e outra...

Taxi Driver disse...

Oh Bart eu quis fazer nenhuma comparação entre ser inteligente e ser fumador! Referia-me aos comportamentos tidos como normais...
Hey, eu não tenho ilusões: "Non-smokers die every day...!" ;)

Taxi Driver disse...

* ..eu NAO quis fazer nenhuma comparação...