sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Top Ten

A revista Time publicou o top ten das Piores Gaffes de Silvio Berlusconi. Não propriamente a headline que o presidente italiano esperaria ter na tão prestigiada revista, mas ei! Foi você que pediu!!!



10. Também Não Funcionou com os The Beatles
"Eu sou o Jesus Cristo da política. Eu sacrifico-me por toda a gente."

(Um sentimento exacerbado de auto-estima presente no ADN de todos os políticos.)

9. Férias Permanentes
"O Mussolini nunca matou ninguém. O Mussolini costumava enviar as pessoas de férias no exílio interno."

(A observação de Berlusconi lê-se como um eufemismo distorcido, embora na verdade ele estivesse a rejeitar a comparação do ditador fascista da Itália - que exilou os seus inimigos políticos em os campos internos - com a vontade de Saddam Hussein de executar os seus inimigos)


8. Conheça o Seu Público
"Eu sei que em Itália, há um homem a fazer um filme sobre os campos de concentração Nazis. Eu vou sugeri-lo para o papel de Kapo. Você seria perfeito."

(Berlusconi fez esta observação a Martin Schultz, um membro alemão do Parlamento Europeu que fazia perguntas "desconfortáveis" o primeiro-ministro italiano)


7. Guerra de Mundos
"Nós devemos ter consciência da superioridade da nossa civilização, que consiste num sistema de valores que concedeu às pessoas dos países que o adoptaram, uma prosperidade generalizada e um garantido respeito pelos direitos humanos e pela religião. Este respeito claramente não existe nos países Islâmicos."

(Afirmando a superioridade do Ocidente sobre o Islão, apenas alguns dias após os atentados de 11 de setembro de 2001, foi visto por muitos como um símbolo da falta de conhecimento/compreensão que levara ao conflito.)


6. Vermelho Soylent?
"Leiam o Livro Negro do Comunismo e descobrirão que na China de Mao não se comiam as crianças, mas coziam-nas para fertilizar os campos."

(Berlusconi fez essa observação num comício eleitoral de 2006 numa tentativa falhada de se defender contra as acusações de que ele havia afirmado uma vez que os comunistas comiam as crianças na China.)


5. À Segunda Não Foi Melhor
"Qual com é que ele se chama? Um tipo bronzeado.
Ah, Barack Obama! Vocês podem não acreditar mas eles tomama banhos de sol juntos, porque a mulher também é bronzeada."

([De regresso à Itália] Após o encontro com E.U. presidente Obama e primeira-dama Michelle, na cimeira do G20...)


4. O Quê?!
"Eu confio demasiado na inteligência do povo italiano para pensar que existem tantos coglioni por aí dispostos a votar contra os seus próprios interesses."

(...Berlusconi decide insultar os seus próprios concidadãos, fazendo esta afirmação menos de uma semana antes das eleições parlamentares na Itália. - Coglioni: o termo significa literalmente "testículos" em italiano e é usado como um termo vulgar para descrever pessoas sem inteligência). Mais tarde, ele pediu desculpas pela "linguagem rude, mas eficaz", mas o prejuízo, evidentemente, foi feito. Ele perdeu a eleição naquela semana)


3. Berlusconi "IL Conquistatore"
"Para aqueles que gostam de conquistar, o gosto e a mais bela satisfação está a conquista. Se se tiver que pagar, eu pergunto, onde está o gozo?"

(Em um de seus momentos mais filosóficos, o primeiro-ministro italiano respondeu a perguntas sobre seu suposto envolvimento com uma prostituta com sua própria visão sobre a profissão mais antiga do mundo.)


2. A Beleza Interior é Sobrestimada
"A Itália é agora um grande país onde investir... Actualmente, temos menos comunistas e os que ainda aí andam negam ter alguma vez sido. Outra razão para se investir na Itália é que nós temos belas secretárias."

(Durante uma visita à Bolsa de Nova York em 2003, Berlusconi expôs os benefícios de fazer negócios na Itália para a América dos verdadeiros capitalistas: Menos comunas e mulheres mais decentes, e submissas)


1. Sabe o Que é Que NÃO Tem Piada?
"Não podemos pensar em deslocalizar uma grande força. Teríamos que enviar tantos soldados quanto há de mulheres bonitas. Acho que não conseguiríamos."

(Quando questionado por jornalistas sobre uma proposta para implantar 300.000 tropas para combater o crime após uma série de agressões sexuais em Roma e em outras cidades.)

4 comentários:

António Conceição disse...

A gaffe n.º 7 não é gaffe nenhuma. É uma simples constatação. A civilização árabe é uma civilização falhada.

Taxi Driver disse...

"...e um garantido respeito pelos direitos humanos e pela religião..."

Está aqui a gaffe!

Se a civilização a que pertence este senhor é tão superior (isto é que parece uma gaffe) com tanto respeito pelos humanos e religião não faria comentários deste género:

"Este respeito claramente não existe nos países Islâmicos."

António Conceição disse...

Mas esse não é um juízo de valor. É um facto. A generalidade dos países islâmicos não respeita os direitos humanos e a liberdade religiosa dos outros.
Continuo sem ver onde está a gaffe. O mesmo ou algo parecido disse Bento XVI.

Amil Neila disse...

Falta o comentário do "acampamento de férias" após o terramoto de há alguns meses.
E o das tropas para defender as mulheres bonitas foi dito num tom ainda mais execrável.
Em suma: uma besta que põe em perigo a imagem que temos dos eleitores Italianos. Um filho da puta destes não poderia ser eleito, nem no Marco de Canavezes.