segunda-feira, 7 de abril de 2008



Como assinalei no post anterior, há uma preocupação mundial (ou europeia) com as línguas que sobreviverão à "aldeia global".

A luta que trava o francês para estar presente no futuro, tem efeitos contraproducentes claros. Os franceses pouco sabem sobre os países que os rodeiam e não falam línguas com a destreza de um alemão ou de um tuga até.

Os espanhóis não falam mais línguas porque decidiram simplificar tudo, traduzindo-o, dobrando-o, etc. Resultado: nem um filme em língua original consigo ver nesta terra!!!

O português por seu lado, não perde muito tempo com esta preocupação. A língua de Camões é falada em muito sítio, mas não está a aumentar... O futuro poderá ser infelizmente, a morte da nossa língua, e aí a morte da nossa cultura. Pois afinal, "A minha Pátria é a Língua Portuguesa."

Contudo, não pude deixar de me surpreender com o facto de tanta gente (os ilhéus cá do sítio) conhecerem ou já terem visitado Portugal. Ingleses, Checos, Espanhóis... Todos eles me dizem o quão 'precioso' é o Porto e Lisboa. Que lhes 'encantou'. E na verdade, desde que comecei a trabalhar no meu escritório (da praça de táxis, claro) já ouvi a voz de Caetano e de Tom Jobim a cantar em português. É bonito!

Mas a verdadeira surpresa foi a de hoje.
Uma colega de trabalho dirige-se a mim e diz: "Esta é para ti!"

Arrepiei-me! A voz de Teresa Salgueiro rompeu pelas colunas a cantar "O Pastor". Que bela escolha! O som de Madredeus é um óptimo exemplo do que de melhor se faz em Portugal em termos musicais.

Hei, a brincar a brincar, o português vai soando por aí! E nem é por parte dos portugueses. São os estrangeiros que querem ouvir a nossa língua. Porque lhes 'encanta'.

Que orgulho teria o professor.

3 comentários:

António Conceição disse...

"O som de Madredeus é um óptimo exemplo do que de melhor se faz em Portugal em termos musicais."

Subscrevo e torno extensivo à música individual de Rodrigo Leão.

bartleby disse...

Subscrevo, alterando o tempo verbal: "O som de Madredeus (foi) um óptimo exemplo do que de melhor se (fez) em Portugal em termos musicais."

juju disse...

Mu bien, mu bien chica! Tens é que ouvir a Deolinda que é do melhor :)
Adoro a ilustração!

Que tal vai isso?