Ontem foi dia de mais um programa, O Portugal de..., no qual os convidados falam do que o pais é para eles. Ainda só consegui apanhar dois programas, mas pelos convidados, devo ter visto os melhores. O primeiro que vi foi protagonizado por M.E.C. (Miguel Esteves Cardoso) e o segundo por - who else?! - V.P.V. (Vasco Pulido Valente).
Ora, O Portugal de V.P.V.,
é lúcido e contido.
Com um estilo muito próprio, V.P.V. deu a sua ideia de que como é o país em que vive. Um país e um povo que aprecia, apesar de lhe reconhecer todos os seus defeitos. E a estes, saber ligar razões históricas, económicas e culturais.
Usando uma deliciosa referência a "Os Maias", descreve como os portugueses têm a mania da imitação que, de certa forma, nos dá algum carisma. Louva a governação de Soares, critica a desorientação do PREC e mostra a sua incompreensão pela fama de "reformista" do actual Governo.
Claro, justo e interessante, V.P.V. foi verdadeiramente agradável de ver e ouvir. Até porque não é todos os dias que ouvimos alguém falar do que sabe e estudou e a evitar falar do que desconhece.
Sem comentários:
Enviar um comentário