sábado, 2 de maio de 2009

24h Party People



Na semana passada levei o meu táxi a circular por terras lusas.
Andei a fazer a rodagem pela cidade e deparei-me com um anúncio que muito me agradou:

"Metro circulará 24horas por dia durante a queima"

Acho a ideia genial. Aliás, já acho há muito tempo.
Há anos que nas conversas de praça, insisto nisto:
Se a nossa noite é tão longa e tão concorrida; Se muitas das pessoas (para não dizer a maioria) que frequentam a noite do Porto são dos arredores da cidade;
Se um gajo bebe álcool como gente grande todas as noites do fim-de-semana e de algumas da semana...

Porque não criar uma alternativa de transporte comum, económico e seguro?

Um autocarro cada meia-hora a fazer a EN1 - UTC, Feirense, Grijó - e entrar na auto-estrada na zona dos Carvalhos.
Chegada à Avenida da República, ter-se-ia como alternativa o metro que circularia toda a noite de fim de semana (ou uma das noites) e depois alguns autocarros que circulariam na zona da baixa e seguiriam para a zona industrial. Sem dúvida a mais concorrida e problemática.

Isto não é nenhuma novidade nem seriamos pioneiros. Em Barcelona o metro circula até às duas na sexta e toda a noite ao sábado. Em Paris os nigliteBus fazem a circulação no centro e nos arredores da cidade toda a noite. Em Praga o eléctrico circula toda a noite. Fora todas as outras realidades que não conheço!

Este tipo de transporte pensado para os noctívagos reduz acidentes de viação (uma calamidade em Portugal), poupa-nos os "trocos" das multas habituais, quer por estacionamentos, quer por alcoolemia e dá EMPREGO!!!!

Não estamos em crise? Não há uma taxa ridícula de desemprego? Não precisamos de dar ânimo a uma população?

Que melhor maneira para o fazer?!

Davamos vida a uma cidade que, no caso do Porto, bem precisa. Proporcionávamos segurança aos jovens e menos jovens que gostam (e muito bem) de curtir a noite e teremos uma cidade mais agradável, na qual sair à noite não tem que representar insegurança. Essa insegurança em crescimento, tão típica de crise, que estas putas destas televisões nos dão a comer.

E para aqueles que dizem que o Porto não tem movimento suficiente que justifique estes transportes, tem que começar a sair mais à rua!

2 comentários:

Amil Neila disse...

Palavra que não percebo este post. Esse tipo de política não lhe daria cabo de uns trocos ao fim da noite, sr. taxista?
E depois, a UTC e a Feirense são empresas públicas, têm que ganhar dinheiro, ou seja, o machimbombo tem que ir pelo menos meio cheio. Sabemos como a nossa malta é agarrada ao pópó (mas, ok, uma coisa leva à outra, tens razão). Eu voto!!

Taxi Driver disse...

Imagina Alien o que eu não faço pelo bem comum. Até o meu ganha-pão ajudo a arruinar! ;)