sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ironias


Durante as últimas semanas temos vivido o pânico nas televisões e jornais sobre a gripe suína, típico destas situações.
Mostram-se as ruas da cidade do México cheias de povo com máscaras, testemunhos de familiares das vítimas, escolas e edifícios encerrados. Até se chegou ao ponto de entrevistar a única sobrevivente da última pandemia: a gripe espanhola!!!


Há dias as análises confirmaram a NÃO existência do vírus num homem colocado em quarentena. Pela segunda vez a gripe não chega a confirmar-se em Portugal! So faltava ouvir os "Ooooohhhh" dos jornaleiros. Tanta reportagem da treta deitada ao lixo.

Antes de ontem mesmo, uma bactéria foi tema de noticia.
Esta sim suspeita plausível da morte de 6 ou 8 pessoas... em hospitais!
Esta bactéria, presente nos intestinos humanos (hummm...) transmite-se muito facilmente e pode matar.
Nos próximos dias saberemos se foi a causadora de mais mortes (em hospitais, há que frisar) em Portugal, do que a gripe suína ja teve nos Estados Unidos, por exemplo.

O alerta para cuidados básicos de higiene (tão simples e básicos quanto lavar as mãos! Sobretudo sendo médico, enfermeiro ou estando em contacto com pessoas mais débeis) prevenindo contágios de doenças, não se deve resumir a estes estados de paranóia mas sobretudo ao dia-a-dia.

Nos hospitais, as mortes por transmissão de vírus e bactérias (perfeitamente evitáveis) são muito mais comuns e em maior número do que qualquer epidemia ou pandemia!

4 comentários:

bartleby disse...

...e assim se desconstrói o mito e reconstrói a realidade... esclarecedor!

Taxi Driver disse...

Thx Bart!

Olha la man, para onde mudaste o teu tasco? Ja estive para escrever um post, apenas com "BARTLEBY, ONDE ESTAS?????!!!!" :D

bartleby disse...

Hello Taxigirl!
Vou estando por cá nos comentários... só! Bartleby que se preze tem que parar numa altura qualquer, n'est ce pas?

Taxi Driver disse...

Tout a fait, mon cher! ;)