domingo, 30 de agosto de 2009

Rockin 'til the end of Summer

Com o táxi acabadinho de estacionar em terras de França, arranco novamente, mas desta vez dentro de fronteiras para Neuilly sur Seine. A razão? O festival de Verão Rock en Seine.
O dia escolhido foi o sábado, dia 29 de Agosto.
A banda: os incontornáveis
Faith no More.

Há cerca de 9 anos que não ia a um festival do género.
Sentia falta do ambiente, dos putos bêbados e despreocupados (ai saudades!) e de toda a energia deste tipo de eventos.

O concerto de
Faith no More foi DEMAIS! Valeu cada tostão gasto no bilhete e no resto (cada cerveja de 20cl era 3,50€). Mas o mais engraçado foi comparar a organização de eventos e do próprio espaço com o que já conhecia back in Portugal.

Como lá, as bandas agora são obrigadas a começar a acabar o concerto à hora definida antecipadamente. Os tampões de ouvidos são oferta tão comum como os preservativos (
enjoy your music safely) and so on. O que foi verdadeiramente surpreendente, foi a sensibilização ecológica que a organização passou através de algumas medidas.

Exemplo: Ao comprar a primeira bebida, o preço era inflacionado em 1€. Este era o preço do copo de plástico (não o típico plástico mas um perfeitamente reutilizável. Várias vezes.) onde a bebida era servida. Aquando da compra das bebidas seguintes, o copo era trocado por um lavado. À saída do recinto existiam bancas de troca de copos pelos "oipos"!

Resultado:
Não havia copos espalhados pelo chão, como é tão típico em eventos do género. Menos lixo, menos desperdício e menor gasto de energia quer em recolhê-lo como em reciclá-lo.

Exemplo: As toilettes séches, ou casas-de-banho secas. Urinóis para os meninos e compartimentos improvisados para as meninas. Grandes bidões substituem as retretes. São mudados e despejados regularmente. Os dejectos são usados como estrume.
Nunca
faltou papel higiénico e existem dois lavatórios no exterior para lavar as mãos.
A
água é reutilizável claro.
Para aqueles que lêem com cara de nojo. A verdade é que não foi muito diferente do que usar as conhecidas casas de banho de festival/queima.
Mas muito menos nojentas.

Resultado:
Uma redução muito significativa no consumo de água. A reutilização no seu melhor. Uma redução nas filas de espera (sobretudo na das mulheres) impressionante.

A última medida está relacionada com uma campanha de sensibilização francesa. Esta refere-se ao consumo da água da torneira.


Deixei esta para o fim, porque eu sou solidária com os franciús nesta merda. É que se em Portugal eu não bebia água da torneira porque tinha "um sabor esquisito", na França sinto que me estou a envenenar!
Mas na realidade, não passa de paranóia taxista.
E para ensinar o povo, a organização do festival montou o chamdo Bar À Eau.

Neste podiam-se ler panfletos com "6 Razões para consumir água da torneira".

1. Tem origem na Natureza.
2. É sã.

3. É agradável.

4. É rica. (Em sais minerais e cálcio)
5. É ecológica. (Evita transportes, emabalagens e não causa resíduos)
6. É económica.

Para além disso, e distinguindo esta das campanhas de sensibilização da treta, no centro encontrava-se uma mesa com cerca de seis torneiras, onde as pessoas podiam encher as garrafas de água. Assim, poderiam comprovar por elas mesmas que a água da torneira é boa e gratuita.

E pronto, estamos oficialmente de ressaca. De cerveja, de boa música, de festivais... das férias.

O táxi arranca de novo amanhã, já com o taxímetro a rolar...
É a puta da rentrée! Vemos-nos por aqui!

8 comentários:

Amil Neila disse...

Bonito e com boas fotos. Também já deixei a minha "reportagem". Embora ainda não tenha falado dos FNM

rps disse...

esse fervor ecológico é insuportável.

Taxi Driver disse...

Aguardamos essa reportagem TZL!

Eu nao tb curto muito radicalismos RPS, mas se ja conseguimos foder esta merda em apenas 50 anos, eu nao quero dentro de 50 estar a dizer "deviamos ter sido mais espertos".

Agrada-me que estejamos a aprender com os erros. So demonstra que somos uma especie inteligente.

privada disse...

Bem de há 10 anos para cá mt coisa mudou nos festivais portugueses. Há lixeiros a recolher copos e practicamente nao há lixo, isso é mais no Stº Antonio k nem wc´s aqueles lisboetas montaram. Lavar copos de plastico, parece-me bom para o ambiente mas inseguro para a saude, ou nao? :-))))
Pelo menos em Paredes de Coura os WC tem papel e sao limpos tbm... essa da agua da torneira é k de facto é uma boa medida. Bem na verdade tou invejoso...

everything in its right place disse...

na Tugaria é ao contrário: há uma empresa que se dedica a engarrafar água da companhia e vende-la com o nome "água da torneira"...

GNÇ disse...

oh que carago.....vivem juntos aprendem juntos...ENTÃO E O CONCERTO DOS FÉ NO MÁS????

Taxi Driver disse...

Reportagem já disponível no parismosh.blogspot.com

DomingonoMundo disse...

A verdadeira visão de conjunto: o Paris Mosh e o taxista em complementaridade jornalística - isto sim, é serviço público! (Essa moda da água da torneira parece-me que é (luso-)americana. Vi uma entrevista a uma espécie de gourmet de águas da torneira a falar disso...)