quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Porque gostamos tanto de estudos e estatísticas


Um estudo mostra que Portugal apreendeu tanta droga (cocaína, para ser mais preciso) no ano de 2006, que os lucros desta dariam para pagar o Aeroporto da Ota ou, se preferíssemos, construir outra pontezinha como a Vasco da Gama.

A cocaína apreendida renderia ao país qualquer coisa como 1,5 mil milhões de euros, o correspondente a 34 mil kilos de droga.

Outro estudo presente no jornal de hoje, apresenta uma percentagem das nossas crianças que são infelizes (20% para ser mais exacto).

Ora, estes dois estudos servem para suportar uma minha teoria: A LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS!

Já vimos o dinheiro que se pode facturar do comércio de estupefacientes, pagando dívidas abateremos o bom-velho défice. E daremos bom descanso aos nossos bófias.

Não abusarei dizendo que iremos fazer as nossas crianças mais felizes (como já devem estar à espera) mas apresentarei os dados do estudo "Bem-estar dos mais novos", no qual o país que legalizou as drogas leves está, ao contrário do que acreditam as pessoas que se colocam infalivelmente contra esta lei, numa boa posição. Isto é, na Holanda as crianças não são menos felizes, mais corrompidas ou com futuros menos prósperos, apenas porque naquele país as drogas leves são legais. Vejamos:

Bem-estar infantil - Holanda: 1º lugar; Portugal: 17º

Bem-estar material - Holanda: 10º; Portugal: 16º

Saúde e Segurança - Holanda: 2º; Portugal: 14º (Dado importante)

Educação e Bem-estar - Holanda: 6º; Portugal: 21º ( Vergonhoso!)

Família e respectivas relações - Holanda: 3º; Portugal: 2º (uff! Mas não admira, visto não sairmos de casa até casarmos. Tínhamos mesmo que nos dar bem com os cotas)

Comportamentos e riscos - Holanda: 3º; Portugal: 15º (dado importantíssimo)

Bem estar subjectivo - Holanda: 1º; Portugal: 14º

Outro acontecimento (desta vez não estudo, mas facto) é a violência que se vive nas ruas do Rio de Janeiro. Autênticas batalhas campais entre polícia e habitantes das favelas. Lutas entre detentores das "bocas de fumo" que determinam quem factura com o comércio da droga.
Este problema ainda não foi solucionado porque há muito interesse em que este mercado negro perpetue.

Já dizia esse velho sábio Bill Hicks:
"Don´t do illegal drugs. Do the good drugs... the taxed drugs"

5 comentários:

Anónimo disse...

Bela Posta

Capitão Merda disse...

Caro amigo:
Se a droga fosse legalizada, como enriqueceriam os seus barões, que inevitavelmente têm de ser personalidades como políticos, magistrados, polícias, capitalistas...?
Lá se ia a boa vida...

Anónimo disse...

mas há uma coisa: não seria por legalizarmos as drogas que os níveis da qualidade de vida de Portugal se equivaleriam aos da Holanda...

Anónimo disse...

mas sim, venham essas legalizações!

rps disse...

Eu não tenho quaisquer reservas face ao consumo, mas tenho face à legalização.