quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Portugal dos Pequeninhos...

Dentro de portas deste táxi, os passageiros já estão habituados a uma conversa: publicidade. Desde “completamente idiota” aos “apenas parvos”.

Mas desta vez, a história é outra, ou devo dizer, o anúncio é outro.

De há uns anos para cá, a empresa detentora da Azeite Gallo tem-nos verdadeiramente prendado com uma série de anúncios que primam pelo bom gosto. Desde o som dos cânticos alentejanos, às imagens do que mais típico há em ser português.

O último lançado é talvez o melhor!

“Tirem-me a vista.

Tirem-me para sempre a luz de Lisboa, tirem-me as encostas do Douro, o Tejo e o Alentejo, tirem-me a calçada dos passeios e os azulejos de parede.

Tirem-me o ouvido.

Tirem-me para sempre o choro da guitarra e o pranto do fadista, tirem-me os pregões das mulheres do bulhão e a pronúncia de norte a sul, tirem-me a fúria de espuma das ondas e o grito do golo.

Tirem-me o tacto.

Tirem-me para sempre o sol de Inverno a bater na cara, tirem-me o barro a ganhar forma entre os dedos, tirem-me o rosto queimado da minha mãe e a mão áspera do meu pai.

Tirem-me tudo isto, mas não me tirem o gosto.

Porque se eu ainda for capaz de saborear a alheira a rebentar de sabor, ou o bacalhau com todos a nadar em azeite, serei capaz de dizer, se não me tirarem a fala, que estou em Portugal.”


Os costumes, os sons da natureza marítima, as vozes e os sotaques das gentes... a gastronomia.

Portugal, verdadeiramente Portugal!

Este cantinho plantado à beira-mar, que bem vistas as coisas, é na verdade um sítio bem agradável de visitar.

Ora, este anúncio não podia deixar de me tocar, dada a minha indignação em relação às campanhas deste governo para incentivar o turismo em Portugal.

Depois do (felizmente) falhado “Allgarve”, criou-se mais uma a este nível:

A fronha de Mourinho, Cristiano “Rolando” e Mááááriza!

Confesso que a Mááárisa não me incomoda por aí além. O fado é tuga, o fado é único e o povo não pode com as saudades da Amália.

Mas Mourinho? Cristiano Ronaldo? Porquê?!

“Venha à terra do Special One”? É o melhor que esta gente consegue para aliciar turistas?!

É triste. É muito triste.

Venha o Azeite Gallo. Coloquem o Galo (não o de Barcelos p.f.) a cobrir a estação de S. Bento (blasfémia!!!) mas não as trombas taciturnas do Mourinho.

Falem do sotaque nortenho, do mar algarvio, do bacalhau com todos e dos pastéis de belém. Podem até falar do fado, mas não falem da bola!

Bem dizia Pulido Valente há umas semanas na habitual crónica do Público, que faz lembrar lemas de outros tempos.

E de facto, para:

“Fátima, Fado e Futebol! Visite Portugal”

Pouco falta...

5 comentários:

juju disse...

Quando a campanha duma marca é melhor que a campanha dum país é altura de mudar de agencia, não? Ou então mudar de país...

bartleby disse...

Mudar de país é capaz de não ser má ideia...

Anónimo disse...

tenho uma relação gira com esse reclame.

quando começa eu digo:
"tirem-me este reclame!"
e o reclame desaparece!

Anónimo disse...

eh pá, tirem-me este governo e esta classe política!!! tirem-me esta mentalidade!!!

lololol, lois!!!

Unknown disse...

Tem mais caras ligadas a outros sectores. Mas o que realmente é interessante é o preço pago ao fotógrafo (estrangeiro) para fazer a campanha. Tipicamente português, alegou-se ser «bastante conceituado». E pimba, toca de encher os bolsos do artista!
A Banessa Fernándes também aparece e não se vê o aparelho nos dentes.

O anuncio do azeite galo irrita-me um bocado. «Ah tirem-me aquilo que eu gosto verdadeiramente no meu país, mas deixem-me ficar uma garrafita do vosso azeite que é espectacular!» parece-me um bocado imbecil!
Isto tudo para dizer: belo post, Taxi Driver (em estrangeiro para parecer mais fino).