quinta-feira, 31 de janeiro de 2008


Quando li este lead de uma pequena notícia do jornal Global Notícias, que me é todos os dias oferecido no transporte para o trabalho (não pelos habituais distribuidores dos periódicos gratuitos, mas por um senhor que partilha o comboio* comigo e todos os dias me dá o jornal dele) não estava preparado para o que vinha escrito em seguida.

Em primeiro lugar não pensei que o a mudança de nome da Amadora fosse de tal forma relevante que merecesse ser assinalado. A maioria das cidades teve nomes diferentes na história que foram evoluindo para as denominações actuais, mas sem nada de especial a assinalar, tirando o facto de muitas delas selarem alguma historia do nascimento ou evolução das cidades.

Ora, no caso da Amadora, não foi propriamente um marco histórico que levou à troca do nome da cidade. Como dizia a própria notícia tratou-se de uma troca para “uma denominação mais harmónica como asseio e aformoseamento” e isto porque o nome original da cidade era nada mais, nada menos do que PORCALHOTA!!!!

O nome resultou de um topónimo que a tradição oral atribui ao apelido de Vasco Porcalho, comendador-mor da Ordem de Avis e protagonista da Batalha de Aljubarrota.” Foi mais tarde o Rei D. Carlos que procedeu à troca do nome pelo usual Amadora...

Para quem diz que os jornais gratuitos não são fonte de informação (e naturalmente para quem não estava a par deste facto) aqui fica: e esta hein?

Parabéns pelos cem anos de novo nome da Porcalhota! ;)


*Sim, é verdade! Eu sou um taxista que viaja de comboio. I'm not proud of it, but it's true...

3 comentários:

juju disse...

O que mais gostei no teu post não foi a noticia mas sim o facto de um anónimo que partilha a viagem contigo te oferecer o jornal. é incrivel as não-relações que se estabelecem nos lugares comuns, especialmente quando tens uma rotina e passas nos mesmos sitios à mesma hora :)

Anónimo disse...

...agora é a chamada "PRETALHOTA"!!

Taxi Driver disse...

É verdade J. E esta é sem dúvida uma delas!

"com medo de ser considerado xenófobo"

I wonder why...