terça-feira, 27 de janeiro de 2009

pAris


Vê-se a quilómetros de distância, dando a ilusão de estarmos bem mais perto do que estamos na realidade.
Foi construída como uma atracção para uma feira. Custou mais de 1 milhão de euros e Gustave Eiffel, o seu criador, teve inclusivamente que meter algum.
A sua altura magnífica, que a tornou a construção mais alta do Mundo na altura e por os vinte anos seguintes, fez também com que sofresse muitas críticas.

No outro dia, quando a cerca de 4 quilómetros já a podia admirar, caminhava pensando nas reacções dessa altura. Os Pulidos Valentes, os Josés Júdices e os Sousas Tavares franceses desses dias, a chamar-lhe uma aberração. A apontar todas as distinções entre aquele aglomerado de ferro e toda a arquitectura e arte de Paris.
A tinta que correu, as indignadas conversas de café (tão típicas essas conversas de café) nas quais todos concordavam que a construção de Eiffel e Paris nada tinham a ver uma com a outra.

E ironicamente, hoje em dia a Torre Eiffel é Paris e Paris é a Torre Eiffel.

5 comentários:

DomingonoMundo disse...

O escritor Guy de Maupassant era dos únicos que, numa adesão aparente à novidade, almoçava todos os dias no restaurante da torre. Uma vez perguntaram-lhe as razões que o motivavam a ir lá todos os dias. Respondeu:

"É o único sítio da cidade de onde não se vê esta porcaria!"

Amil Neila disse...

LOL, lembrei-me dessa agora mesmo, ja me tinha lembrado no outro dia, em frente ao Restaurante Júlio Verne.
Mas, aqui o taxista não deve conhecer pAris, p'ra dizer "hoje em dia a Torre Eiffel é Paris e Paris é a Torre Eiffel"

Taxi Driver disse...

Oh Mosher, caso tu ainda não tenhas reparado em tudo o que é loja de souvenir, Paris e a Torre são dissociáveis! Há muita gente que quando pensa na Cidade das Luzes, a Torre é a primeira imagem que lhes vem à cabeça.

Aliás, experimenta tu mesmo. Faz uma pesquisa de imagens na Internet sobre PAris. Vê lá o que te sai.

É por isso que "hoje em dia a Torre Eiffel é Paris e Paris é a Torre Eiffel".

Para qualquer outra explicação sobre os meus posts, é favor deixar email na caixa de correio electrónico! :b

Taxi Driver disse...

Bem, antes que comecem a cair os emails na caixa... Que fique claro que o que eu queria dizer era obviamente que a Torre Eiffel e PAris são "indissociáveis"! LOL

jg disse...

Por acaso sempre achei que o "afiado" da construção, tão marcante nesta obra, não seria de todo design e concepção inovadora do arquitecto, mas antes o emagrecimento súbito e irreversível do orçamento para a referida construção.
O resultado final, agrada!