sexta-feira, 16 de março de 2007

Hipopices...


Um destes dias, levava o auto-rádio do meu táxi ligado e apanhei a nova música do Sam the Kid!

Eu não sou muito de curtir hipopeiros (tirando uma ou outra vez cantar o Blig,Bling ainda pode ser, mais isso é outra história :D) mas curti a letra do gajo!

Sei que os Moonspell até vieram tripar com o gajo, porque se sentiram ofendidos com as referências ao povo que canta em inglês, até porque já vi, em países bem distantes, aos 4 e 5 álbuns de Moonspell em lojas da especialidade.

Mas ainda assim, curti a cena do gajo! Numas de dignificar a língua de Camões. E até nem se saiu mal...



"(...)
Dizem que cantam o hip-hop, mas não dizem nada,
vêm com Poesia mas é só fachada
O português não tá cansado eles vêm com o inglês,
Eu pratico praticando a nossa língua outra vez
Seja hip-hop, seja rock são poetas de karaoke (...)


Põe a gramática em prática,
Didáctica-o-Dramatica mentes entanto técnicas
Poéticas com estéticas Fonéticas sempre atento ao surpreendente
Com métricas à frente, pra mentes excêntricas exigentes
Isto é pa todos, não e só pa Mc's
Isto é pa tugas que nunca escrevem na língua raiz
Querem ser internacionais mas tão-se a cagar pra isto
E nunca são originais, são Nova york ou Paris


Confere e confirma a afirmação? vocês nao acordam
Que eu condeno a vossa causa falsa que vocês abordam
Contractos são assinados com condições que não
Concordam
E as gravatas ficam gratas
Pelos escravos que as engordam
Nao há credibilidade na performance
O microfone não tá ligado isso pra mim é no sence
Não percebo o vosso ponto no meu som, eu ponho censo
Porque eu escrevo como falo, como sonho, e como
penso... (...)

olha..o meu português...
Não é correcto e sou mais poeta que vocês,
Todos voz do rock pop hip-hop é escrito em inglês,
Com a desculpa que foi a musica que ouviram ao crescer
Nunca precisei de ouvir hip hop tuga pró fazer
Isso é o que dá mais prazer o meu idioma exploração
Vocês tentam outra língua pra tentar exportação
Querem ser os "moonspell" querem novos horizontes
Mas aqui o Samuel é madre Deus é Dulce Pontes
Porque há uma identidade vocês são todos idênticos
SÃO autênticos mendigos vendidos por cêntimos
NÃO compreendem o meu sentimento e mentem
Tentem jornalismo ou não comentem
Vocês fazem turismo de emoções que os outros sentem
Eu faço culturismo de expressões que todos sentem
(...)"



Okay, já se fizeram rimas bem melhores (e aqui está a melhor parte da música. LOL) mas o Samzinho não se saiu nada mal, não senhor.

Ou talvez, it's just me! Admito que não sou a pessoa mais insuspeita para falar deste hipoper... É que desde daquela versão do Carlos Paredes... O man é friend, é bro! :D

1 comentário:

Capitão Merda disse...

Hip-Hop?
Vou-me já embora.

Bom fim-de-semana, Taxi